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MATEMÁTICA, RAINHA E SERVA
De todas as ciências, a Matemática é serva e rainha. Serva, pois não há ciência sem o rigor de seus fundamentos, e rainha, pois Sua Majestade enseja o apanágio da lógica e da estética, numa linguagem precisa, universal e sincopada. É bem verdade que também é considerada uma ciência sinistra, abstrata, provocadora das maiores humilhações. Em resumo, é têmpera racional da mente ou bicho-papão. É paraíso ou inferno, que não contempla purgatório, nem indiferença.
Alheios a esses paradoxos, valemo-nos das palavras de Leibnitz: “A Matemática é uma honra do espírito humano.” Enfim, a nossa rainha tem muitos encantos. Não conheci quem nela mergulhasse fundo e não fosse tomado de enlevo. Em justa homenagem, no ano de seu falecimento e quando completaria cem anos, reverencio o físico e escritor argentino Ernesto Sábato, uma vez que se faz pertinente ao referir-se à Matemática: “um mundo de infinita harmonia, com seu universo platônico, com sua ordem perfeita, seus objetos eternos e incorruptíveis, de uma beleza ímpar.” Recorda que esta imagem advém desde os 12 anos, quando “sentiu uma espécie de vertigem ao assistir à demonstração de um teorema”.
Os antigos gregos desenvolviam a Matemática não com escopo prático, utilitarista, mas movidos pelo desafio intelectual ou pelo sublime prazer de pensar. Houve dois problemas que se tornaram clássicos para os helênicos: a quadratura do círculo e a duplicação do cubo, e propunham que a solução teria que ser advinda apenas com régua e compasso.
Mesmo com o advento da Álgebra, cuja solução é trivial, os matemáticos persistiram na busca de uma solução geométrica. Esses dois gigantescos desafios atravessaram 22 séculos, até que, em 1837, Pierre L. Wantzel, com apenas 23 anos, genial professor da renomada Ècole Polytechnique de Paris, demonstra que os dois problemas são irresolúveis apenas com régua e compasso.
Extenuante tarefa tal qual o personagem mitológico Sísifo? Não, pois a Matemática avançou extraordinariamente na busca das respostas. Igualmente árdua foi a faina para se provar a irracionalidade do π e 20 séculos separam Arquimedes de Joham Lambert, que em 1761 provou que π não pode ser representado na forma de fração de dois números inteiros. E o que afirmar do zero – símbolo do nada, tão prosaico e desprezível pelos estudantes? Sua criação exigiu extraordinária abstração e foi considerado tão importante quanto a invenção da roda ou o domínio do fogo. Desconhecido dos antigos gregos e romanos, foi apresentado à Europa pelos árabes apenas na Idade Média.
Sempre fui recorrente com meus alunos: quinze minutos dedicados a um problema difícil, mesmo não resolvido, enseja mais sinapses, desenvolve mais o raciocínio que cinco outros exercícios acessíveis, estes solucionados exigindo pouco dos neurônios. Nunca o mercado de trabalho valorizou tanto o lógico-dedutivo, uma característica proeminente dos resolvedores de problemas.
No Brasil não temos uma cultura de valorização das Ciências Exatas e as estatísticas corroboram essa assertiva: apenas 11% dos concluintes do Ensino Médio em escolas públicas têm capacidade tida internacionalmente como mínima em Matemática; sobejamente conhecido, no Pisa obtivemos a 57ª colocação entre os 65 países pesquisados. No topo desse ranking estão China, Hong Kong, Finlândia, Singapura, Coreia do Sul, Japão e Canadá. E se queremos participar desse honroso cortejo – países econômica e socialmente com elevado grau de desenvolvimento nas últimas décadas –, o bom ensino da Matemática tem que ser priorizado.
O paradoxo é que os cientistas estão desenvolvendo tanto os computadores, que eles ainda nos ensinarão a pensar. Blague à parte, a Matemática desenvolve o raciocínio e autodidatismo e o hodierno desenvolvimento tecnológico exige cada vez mais elevado tirocínio mental para o entendimento de textos ou elaboração de algoritmos sem um professor para auxiliar. Desconstrói-se, descaracteriza-se, desmerece-se a Matemática quando o seu ensino fica restrito à memorização e à aplicação de fórmulas. Um crime de lesa-majestade à nossa rainha, sendo a principal joia da sua coroa o encadeamento lógico, que promove a confiança para descobrir e pesquisar outros temas das ciências e da vida prática.
Jacir J. Venturi, engenheiro, matemático e autor dos livros: Cônicas e Quádricas (5ª ed.); Geometria Analítica (9ª ed.).